Não é novidade para ninguém que o brigadeiro é o doce mais popular de festas infantis a festas de casamentos. Isso você já sabia, com certeza. Mas de uns anos pra cá ele apareceu em uma roupagem diferente, travestido dos mais nobres ingredientes e surfando na onda “gourmet” que invadiu todos os espaços possíveis.

E não é que fez sucesso? O brigadeiro gourmet chegou e roubou a cena. Não é difícil entender o motivo. Em sua receita constam ingredientes de extrema qualidade, como chocolate belga ou suíço. Os demais ingredientes não podem ficar pra trás, a escolha de cada um deles demanda qualidade. Usar aquele leite condensado que é 50% água não vale.

A preparação ocorre da mesma maneira, o único detalhe é que devido a qualidade e delicadeza dos ingredientes, a atenção deve ser redobrada. Uma piscada a mais e o chocolate pode queimar, e aí, bye bye receita.

Criatividade como diversificação

Outro ponto interessante do brigadeiro gourmet é que juntamente com o seu surgimento, a criatividade e ousadia ganharam forças. Buscar variedade de sabores, experimentar novas misturas agora fazem parte do repertório de qualquer confeiteiro.

Com o avanço dos estudos sobre a composição dos alimentos, sendo integradas na gastronomia, a sensação proporcionada pelo doce passa a ser parte integrante do processo criativo. Não basta ser gostoso, tem que passar novas sensações a quem come. E parece que muita gente tem conseguido excelentes resultados.

Velho novo mercado

Outro fato curioso que envolveu o surgimento dessa, digamos, nova classe de doces é o surgimento de um mercado informal de pequenos confeiteiros que se arriscam buscando uma fonte de renda alternativa. Como as barreiras a entrada são ínfimas e o investimento inicial é baixo, muitas pessoas encontram no brigadeiro uma maneira de ganhar dinheiro, e tem dado certo pra muitas. Não são raros os casos de pessoas que conseguem resultados incríveis, inclusive, saindo em grandes veículos de comunicação. Em alguns casos o que era renda extra passa a ser a principal fonte de renda. É o empreendedorismo ajudando as pessoas a melhorarem de vida.

 

É um mercado que ainda tem muito a crescer, colabora pra isso o paladar do brasileiro e os demais mercados, como o de festas e eventos que vem se especializando a cada ano.

A onda do brigadeiro gourmet