Abaixo, profissionais esclarecem os principais mitos e verdade sobre a doença.

1. Diabetes ocorre tanto em mulheres como homens.

Verdade. O diabetes ocorre tanto homens quanto mulheres de qualquer idade, apesar de ocorrer majoritariamente em pessoas maiores de 18 anos.

2. Diabetes não é grave

Mito. Diabetes é grave pois aumenta a probabilidade de outras doenças em órgãos vitais do corpo humano, como olhos, vasos sanguíneos, rins e nervos.

3. Diabetes não tem cura

Verdade. Ainda não há cura para o diabetes. No entanto, tem estudos que futuramente podem levar à a cura para o diabetes. Pro tipo 1, estão sendo estudada a terapia com células-tronco em pessoas recém-diagnosticadas. Para o tipo 2, as pesquisas com o procedimento de redução de estômago têm demonstrado excelentes resultados, ainda sim em pacientes obesos.

4. Diabetes do tipo 1 é mais grave do que tipo 2

Mito. Ambas diabetes devem buscar atenção e controle do índice glicêmico para que complicações da doença sejam evitadas. No diabete tipo 1, o paciente obrigatoriamente deve ingerir insulina ou forxiga que faz com que as pessoas pensem que é uma forma mais grave da doença. Tratar a doença com insulina pode ser preciso em ambos os tipos de diabetes e não está relacionada com a gravidade da doença.

5. Diabetes é originada pelo excesso de consumo de açúcar

Mito. As formas mais genéricas da doença não são causadas pela ingestão excessiva de açúcar.

O Diabetes tipo 2 ocorre por diversos motivos associados ao aumento do risco de desenvolvê‐lo. As mais comuns são: obesidade, idade, sedentarismo e genética. O diabetes tipo 1, quase sempre é uma doença autoimune, uma falha no nosso mecanismo de defesa, que gera o desenvolvimento da doença sem relação com o tipo de alimento ingerido.

O açúcar está relacionado ao controle do Diabetes e não à causa.

6. O individuo obeso desenvolverá diabetes tipo 2

Mito. Não é regra, portanto, não está certo dizer obesos e pessoas acima do peso desenvolverão  diabetes tipo 2. Obesidade é sim um fator de risco para o surgimento da doença, porém, existem outros fatores que pesam, como histórico familiar, etc.

Diabetes tipo 2 pode ser aumentada ou piorada por maus hábitos de vida e obesidade. É gerada pela incapacidade do pâncreas de gerar insulina o bastante para eliminar o açúcar excedente da corrente sanguínea.

Para mais informações, acesse outros artigos do blog.

6 Mitos Esclarecidos sobre diabetes
Classificado como: